¿Quien miente? Clarín vs. Brasil

Clarin 23 de noviembre 2010

Nota de esclarecimento Embajada Brasil

23 de novembro de 2010

 

Com relação à matéria “Argentina ameaça Brasil com mais protecionismo” publicada na edição de 22.11 do jornal Valor Econômico, a qual deu origem a diferentes matérias publicadas na imprensa argentina no dia de hoje (23.11), a Embaixada do Brasil em Buenos Aires presta os seguintes esclarecimentos.

Atendendo a convite do Ministro de Economia e Finanças Públicas, Licenciado Amado Boudou, o Embaixador do Brasil na República Argentina, Enio Cordeiro, entrevistou-se na tarde do dia 5 de novembro, na sede daquele Ministério, com o Ministro Boudou, que se fez acompanhar pelo Secretário de Comércio Interior, senhor Guillermo Moreno.

O Ministro Boudou manifestou ao Embaixador preocupação com alegadas práticas de dumping comercial por empresas brasileiras no mercado argentino. Especificamente, o Ministro Boudou e o Secretário Moreno anteciparam ao Embaixador a publicação de resolução do Ministério de Indústria pela qual se decidiu a aplicação de direitos antidumping sobre importações de tubos e conexões metálicas procedentes do Brasil e da China. As exportações brasileiras desses produtos para a Argentina somaram, no ano passado, cerca de US$ 8 milhões.

O Embaixador Enio Cordeiro assinalou que, respeitadas as práticas e procedimentos devidos, o Governo brasileiro encara com naturalidade as decisões sobre aplicação de direitos antidumping, que não devem ser dramatizadas numa relação comercial tão intensa como a que têm os dois países. Lembrou que o intercâmbio comercial bilateral estabelecerá um novo “record” neste ano, devendo superar a casa de US$ 32 bilhões, o que contribui à geração de emprego nos dois países. A Argentina compra do Brasil um terço de suas importações totais, e o mercado brasileiro absorve 20% das exportações totais da Argentina, com uma proporção de produtos industrializados duas vezes maior do que a que se verifica nas exportações argentinas para outros mercados. A forte integração produtiva entre as duas economias, especialmente no setor automotivo (o mercado brasileiro importa 9 de cada 10 veículos exportados pela indústria argentina), é ilustrativa de uma relação econômica que interessa aos dois países desenvolver e preservar. A Comissão Bilateral de Monitoramento do Comércio vem tratando normalmente de questões pontuais do intercâmbio, inclusive a troca de informações sobre investigações antidumping.

Em nenhum momento da entrevista houve tratamento descortês. Tampouco houve ameaças de imposição de novas licenças não-automáticas para importações provenientes do Brasil.

Esse assunto não foi tratado na reunião entre os Vice-Chanceleres do Brasil e da Argentina, realizada em Brasília, no dia 9 de novembro. Nessa reunião, os Vice-Chanceleres passaram em revista os múltiplos avanços verificados na implementação de projetos estratégicos de cooperação entre os dois países na área nuclear, espacial, de defesa, saúde, energia, de infra-estrutura e cooperação financeira, entre outras. O Embaixador Enio Cordeiro informou aos Vice-Chanceleres sobre a reunião que manteve dias antes com o Ministro Boudou e o Secretário Moreno. Não houve qualquer queixa por parte do lado brasileiro. Os dois lados coincidiram na importância de tratar com naturalidade eventuais questões pontuais de comércio e salientaram a expectativa de que os próximos encontros presidenciais registrem o avanço positivo que se verifica no comércio bilateral.

Fuetne

Anuncios
Tagged with:
Publicado en Granito de Arena

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

  • Ha ocurrido un error; probablemente el feed está caído. Inténtalo de nuevo más tarde.
#costOfWarTotal { text-align: center; width: 270px; font-weight: bold; } #costOfWarTotal_Total { font-size: 1.3em; font-weight: bold; color: #990000; } #costOfWarTotal_Link { font-size: .7em; }
noviembre 2010
L M X J V S D
« Oct   Dic »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

A %d blogueros les gusta esto: